Criança de 4 anos tem tumor retirado em cirurgia com auxílio de robô

Uma criança de 4 anos teve um um tumor retirado em cirurgia feita com ajuda de um robô, em Salvador. Com o auxílio da tecnologia foram necessárias pequenas incisões e a criança recebeu alta 24 horas após a cirurgia.

O procedimento que durou 1h30 ocorreu na última quarta-feira (6), no Hospital Santa Izabel, na capital baiana. Essa foi a primeira cirurgia robótica pediátrica da Bahia, segundo o Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR).

A paciente tinha um tumor de seis centímetros na glândula supra-renal, uma área considerada bastante delicada pelos médicos. O urologista-cirurgião Nilo Jorge Leão, que comandou a equipe de saúde, detalhou que o tumor estava localizado próximo à veia cava, a principal do corpo humano.

De acordo com o IBCR a criança foi a paciente de menor peso a ser submetida a uma cirurgia pelo robô nomeado de DaVinci.

O médico informou que se o procedimento fosse feito da maneira convencional, seria necessário fazer uma grande abertura do tórax e do abdômen, o que acarretaria um pós-operatório doloroso e com risco de sangramento.

De acordo com o Instituto Baiano de Cirurgia Robótica, a ferramenta usada para a cirurgia da garotinha possui uma série de recursos que incluem a visão tridimensional e mais nítida, ampliada em dez vezes quando comparada à cirurgia convencional aberta.

Fonte G1 Rondonia