
Comitiva peruana visita Porto de Porto Velho e destaca potencial logístico de Rondônia para o comércio exterior
Com o objetivo de fortalecer as relações comerciais e ampliar as oportunidades de negócios entre Brasil e Peru, integrantes da Missão Comercial e Logística Brasil-Peru 2026 visitaram, na quarta-feira (24), o Porto Organizado de Porto Velho. A comitiva conheceu a estrutura operacional e o potencial logístico administrado pela Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph).
A iniciativa reuniu empresários, representantes do setor produtivo e autoridades brasileiras e peruanas para discutir estratégias de integração econômica, fortalecimento das relações comerciais e consolidação de corredores logísticos estratégicos entre os dois países.
A visita integrou a programação do Seminário sobre Oportunidades de Comércio e Logística entre Brasil e Peru, promovido por uma empresa de assessoria e consultoria especializada em comércio exterior, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e o Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru (Mincetur).
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a visita reforça o papel estratégico do Porto Organizado de Porto Velho na integração logística sul-americana, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e para a ampliação das relações comerciais entre Brasil e Peru.
Durante a visita técnica, o diretor-presidente da Soph, Fernando Parente, apresentou as novas instalações administrativas do Porto Organizado de Porto Velho e conduziu a comitiva ao Cais Flutuante, onde os participantes puderam acompanhar de perto as operações de movimentação e embarque de cargas destinadas ao mercado internacional.
“Estamos fortalecendo a relação com o comércio exterior. Apresentar nossa estrutura, os investimentos realizados e o funcionamento das operações portuárias aos representantes peruanos reforça o potencial de Rondônia como corredor logístico estratégico da Região Norte. Essa aproximação cria novas oportunidades para que empresários rondonienses ampliem seus negócios e fortaleçam relações comerciais com o mercado peruano”, afirmou.
Entre os participantes da missão esteve o vice-ministro do Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru, César Augusto Llona Silva, que destacou a importância de conhecer de perto a infraestrutura logística de Rondônia. “Observamos o potencial logístico de Rondônia e os avanços na estrutura e na operação voltados ao comércio exterior. Estamos diversificando nossas relações comerciais e buscando identificar novas oportunidades para fortalecer os negócios entre Peru e Brasil”, ressaltou.
Segundo a diretora-executiva da empresa de assessoria e consultoria especializada em comércio exterior, Ivanilda Frazão, a missão alcançou resultados positivos ao aproximar empresários rondonienses do mercado peruano.
A integração logística e comercial entre Brasil e Peru representa uma oportunidade estratégica para ampliar mercados e fortalecer a economia regional do estado de Rondônia. Atualmente, o Porto Organizado de Porto Velho mantém operações de exportação para o Peru, realizando cerca de quatro embarques por ano, com cargas entre 1,5 mil e 2 mil toneladas de açúcar e óleo de soja em cada operação. Em média, o transporte leva aproximadamente 25 dias para chegar ao destino final.



Três policiais militares são condenados por esquema de empréstimos ilegais em RO
Três policiais militares foram condenados e perderam os cargos após envolvimento em um esquema de empréstimos ilegais, cobrança…

Suspeito foge após ameaçar companheira e tentar atear fogo em veículo no setor Dimba em Pimenta Bueno
Mulher denuncia ameaças e danos durante episódio de violência doméstica na zona rural de Pimenta Bueno Uma mulher…

Homem é conduzido para delegacia após denúncia de ato obsceno em via pública no bairro Bela Vista em Pimenta Bueno
Um homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil após ser denunciado por supostamente praticar ato obsceno na…

Motociclista de 21 anos fica ferida após colisão entre moto e carro em Cacoal
Uma jovem de 21 anos ficou ferida após um acidente de trânsito em Cacoal. A colisão ocorreu no…

Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas em Cacoal
Um acidente de trânsito deixou duas mulheres feridas no cruzamento da Avenida Juscimeira com a Rua Almirante Barroso,…

Ciclista fica inconsciente após colisão com motocicleta em cruzamento de Pimenta Bueno
Um acidente entre uma motocicleta e uma bicicleta deixou dois homens feridos na manhã desta terça-feira (23) em…
Publicações Legais

AVISO DE SUSPENSÃO DO PREGÃO ELETRONICO/SRP– Nº 59/2026
APrefeitura do Município de Pimenta Bueno/RO, nos termos da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021,…

































