Uma mulher ainda não identificada deu à luz em frente a uma casa, no Residencial Dom Máximo, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, na manhã desta segunda-feira (15). Ela pediu ajuda de um morador e, após o parto, sumiu, abandonando o bebê, de acordo com a filha do morador Ademário Rodrigues de Campos.
Keily Rodrigues do Nascimento disse que o pai que tinha saído para jogar o lixo quando viu a mulher gritando por socorro.
"Ela já estava em trabalho de parto e gritava de dor. Foi tudo muito rápido e, de repente, o bebê nasceu na calçada. Meu pai cortou o cordão umbilical e o levou para dentro da casa", contou.
Segundo ele, os pais pensaram que a menina estivesse morta. A mãe ficou muito abalada com a situação.
"Eles pegaram o bebê e o levaram para dentro da casa porque ele estava vomitando um líquido branco e, quando voltaram para ajudar a mulher, ela tinha sumido", disse Keily, que também estava na casa.
Na avaliação dele, o tempo que passaram na casa com o bebê até saírem para tentar ajudar a mulher foi de aproximadamente 10 minutos.
Os moradores levaram o bebê ao Pronto-Atendimento Municipal (PAM). "Levamos ao médico para saber se estava tudo bem. Meu pai ficou muito nervoso porque a criança não chorava, pensou até que estivesse morto", disse.
Segundo ela, a mulher tinha aparência saudável.
Depois de receber o primeiro atendimento no pronto-atendimento, o bebê foi levado para o Hospital São Luiz, acompanhado do Conselho Tutelar.
O caso foi registrado como abandono de incapaz e está sendo investigado pela Delegacia da Mulher de Cáceres.