Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério das Cidades (SNIS) apontam que mais de 50% da população de Rondônia não tem acesso à água tratada. Este número preocupante vem sendo reduzido com o trabalho da Nascentes do Xingu, que por meio da Águas de Pimenta Bueno e em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou a inauguração da rede de abastecimento do Distrito de Itaporanga.
Localizado a 6 quilômetros da área urbana de Pimenta Bueno, o Distrito de Itaporanga ainda não tinha acesso à rede de água tratada e os moradores utilizavam apenas poços rasos para as atividades domésticas e consumo. Com investimento de mais de R$ 1,5 milhão, a concessionária entregou mais de sete mil metros de rede, e nos próximos meses inicia a construção e um reservatório com capacidade de 200 mil litros.
Entregue no dia 24 de novembro, o sistema de água no Distrito de Itaporanga já beneficia diretamente mais de mil moradores. “A chegada de água tratada de qualidade e com regularidade é motivo de alegria. Antes era uma situação muito triste, ver muitas crianças chegando com os uniformes sujos e até mesmo com a higiene prejudicada. As mães pedindo desculpa por enviarem seus filhos assim para a escola, falando que não tinha água em casa para lavar as roupas”, disse o diretor da Escola Sunta Maria Janine Favalesca, Lourisvaldo Lisboa.
“Quando o poço secava, por várias vezes eu busquei água em baldes dos vizinhos. Tomava banho com caneca, porque no chuveiro não saia nada. Para quem trabalha no campo é horrível chegar em casa e não ter água”, contou Hélio Moura, morador do Distrito do Itaporanga há oito anos.
Para o diretor-presidente da Águas de Pimenta Bueno, Themis de Oliveira, o objetivo da Nascentes do Xingu nas cidades onde atua em Rondônia é mudar o cenário do saneamento e tornar os municípios referência. “Infelizmente a região norte ainda sofre com a falta de saneamento básico. É uma questão de saúde pública devido às doenças causadas por uso de água contaminada, que se proliferam nas áreas carentes desses serviços básicos. Nossa missão é universalizar o acesso à água tratada e a rede de coleta e tratamento de esgoto na área urbana dos municípios onde atuamos. É um trabalho que conta com a parceria de todos, da empresa, da população e do poder público, mas que traz benefícios imensuráveis sempre que conquistado”, finaliza Oliveira.
A Prefeita de Pimenta Bueno, Juliana Roque, que participou da inauguração da rede de abastecimento ao lado de autoridades municipais, comemorou a chegada da água tratada para os moradores. “Esse dia marca um novo tempo no Distrito de Itaporanga, pois há anos os moradores sofrem com a falta de água, principalmente na época de estiagem. Sabemos que a água tratada traz dignidade, saúde e crescimento econômico e os moradores merecem esta qualidade de vida”, ressaltou.
OBRAS CONTINUAM – Para acompanhar o crescimento do Distrito de Itaporanga, nos próximos meses a concessionária já inicia a construção de um reservatório com capacidade de armazenar 200 mil litros de água. Atualmente, residem no município mais de 13 mil famílias que já contam com o acesso à agua tratada com qualidade e regularidade.