Fogos de artifício são um marco nas comemorações de Ano Novo em diferentes lugares do mundo, porém, muitos esquecem que, além da beleza das luzes, eles também apresentam riscos.
Um exemplo disso é mostrado em um vídeo que o Serviço de Bombeiros de West Midlands, no Reino Unido , está divulgando para evidenciar como ‘brincar’ com esses explosivos pode ser perigoso.
Na filmagem, um rapaz não identificado resolve soltar fogos de artifício de uma maneira diferente. Ele se deita no chão, abaixa as calças e coloca o item em suas nádegas.
Outro homem, que aparece no fundo da imagem, se aproxima e acende o explosivo, que dispara de forma violenta para baixo, o que deixa o 'brincalhão' em chamas.
As faíscas começam fracas, mas se tornam ferozes, o que faz o homem se levantar rapidamente aos gritos e correr para tentar amenizar o fogo.
Enquanto isso, o outro indivíduo fica imóvel e gargalha da "desgraça" ocorrida com o amigo.Segundo o jornal Mirror , não se sabe aonde o incidente aconteceu e nem se a vítima ficou gravemente ferida.
Os bombeiros alegam que as pessoas, muitas vezes, se esquecem de que esses explosivos queimam em altas temperaturas, e que, por isso, precisam ser armazenados e manuseados com cautela.
Além disso, ressaltam que fazer algo desse tipo, colocando a própria e a vida de outras pessoas em risco somente para compartilhar conteúdo na internet, deve ser urgentemente repensado.
“Filmar, publicar e compartilhar vídeos como esse é ridículo. Por favor, parem”, asseguram os bombeiros. As autoridades afirmam ainda que a iniciativa não é uma espécie de proibição, mas sim de recomendação para que todos possam aproveitar esses produtos com segurança.
Aqui no Brasil, também houve um caso parecido. O estudante de engenharia civil, Victor Marques Rodriguez, de 21 anos, tentou se aventurar ao soltar um explosivo ‘foguete’ em sua casa durante a festa de Réveillon.
Como os fogos de artifício estavam em sua mão, na hora de estourar, tornaram-se grandiosos e acabaram o atingindo. Rodriguez afirma ter ignorado o pedido do amigo para que colocasse o item no chão. Ele buscou proteger o rosto e sofreu queimaduras leves .