O nível do Rio Machado, em Ji-Paraná (RO), na Região Central, atingiu a marca de 7,48 metros durante o início da tarde desta segunda-feira (13), de acordo com o registro realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA). O rio superou a marca de 7 metros de profundidade e saiu do estado de alerta.
Segundo o sargento do Corpo de Bombeiros, Marcelo Acácio, apesar das fortes chuvas que atingiram o município durante o fim de semana, nenhum registro de alagamento foi realizado até a manhã desta segunda-feira.
“Foi uma madrugada tranquila, apesar de ser muito chuvosa. Não tivemos nenhuma ligação ou alteração, mas estamos com uma segunda equipe de sobreaviso para que, qualquer coisa que venha a acontecer, ela seja acionada”, afirma.
Nas últimas 36 horas, Ji-Paraná registrou 63,5 milímetros de volume de chuva acumulada, fazendo com que o Igarapé 2 de Abril transbordasse em alguns pontos do 1º Distrito.
De acordo com o sargento, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Ji-Paraná começam a se preocupar com o período da cheia. Segundo a Defesa Civil, o nível acima de 11 metros é considerado crítico. O sargento Acácio faz um alerta à população ribeirinha.
“A primeira coisa é observar se o nível da água está subindo e chegando dentro do seu lar, caso isso venha acontecer, nós pedimos que as pessoas se retirem desses locais, para que não ocorra alguma situação de risco e que essa pessoa não sofra nenhum acidente”, pede Acácio.
Menor marca
No dia 11 de setembro, o nível do Rio Machado registrou 6,38 metros, igualando a menor marca, registrada em 2004 quando a ANA iniciou o serviço de medição da profundidade do rio.
Na ocasião, o nível do Rio Machado ficou apenas 6 centímetros acima do limite mínimo aceitável pela Defesa Civil, que é 6,32 metros de profundidade.