O nível do rio Madeira amanheceu nesta quarta-feira 17.01 com uma lâmina de 13,90m, em Porto Velho, ou seja, a apenas dez centímetros do Alerta. Os dados constam no Cotagrama Diário divulgado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Na semana passada, o nível chegou a 13,86m, e estabilizou nos últimos dias, voltando a crescer com as chuvas torrenciais que caem na região diariamente.
Um fato interessante mostrado pelo Sipam é que o nível do rio Acre, em Rio Branco, saiu dos 13,66m no último sábado e hoje se encontra em 12,19m. Até mesmo o Apesar da baixa, há vários pontos críticos com iminente possibilidade de inundação entre Porto Velho e Rio Branco. Dentre os vários rios da região, apenas o nível do Madeira é quem continua subindo.
Os dois estados já estão se preparando para uma nova grande cheia. Além das medidas de fiscalização e monitoramento diário do nível do rio pela Defesa Civil, o Governo do Acre pediu à Agência Nacional das Águas que as usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, construídas em Porto Velho, Rondônia, diminuam a vazão e façam o controle da quantidade de água liberada pelas comportas.