Paulo Guedes diz que avalia liberar saques do FGTS para estimular economia

Nesta quinta-feira (30), o ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que, assim que forem aprovadas as reformas, ele estuda liberar recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em contas inativas e ativas. A equipe econômica também avalia a possibilidade de liberar dinheiro do abono salarial PIS-Pasep. A intenção é movimentar a economia.

O PIS é um abono administrado pela Caixa Econômica Federal e pago aos trabalhadores da iniciativa privada. Já o Pasep é gerenciado pelo Banco do Brasil e direcionado a servidores públicos.

“Vamos liberar PIS-Pasep, FGTS, mas assim que saírem as reformas. Se abre essas torneiras sem as mudanças fundamentais, é o voo da galinha. Você voa três quatro meses porque liberou, e depois afunda tudo outra vez. Na hora em que fizer as reformas fundamentais, e aí sim libera isso, é como se fosse a chupeta de bateria [de carro, ou seja, um estímulo inicial ao PIB]. Senão, anda três metros e para tudo outra vez”, disse Guedes.


O ministro reforçou que, para recuperar a economia, não irá utilizar de “truques” e nem “mágicas”, mas promoverá reformas sérias.

“O voo da galinha, já fizemos várias vezes. Faz uma liberaçãozinha aqui, baixa artificialmente os juros para reativar a economia. Aliás, foi assim que o último governo caiu, caiu por irresponsabilidade fiscal, juros baixos, tentando estimular a economia. Nós não vamos fazer truques, nem mágicas, vamos fazer as reformas sérias”



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *