Foi publicada nesta última quinta-feira (06/09), a primeira lista de equipes certificadas do 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e sua respectiva Nota.
O PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.
Em 2014, as equipes cadastradas no 2º Ciclo do PMAQ do munícipio de Pimenta Bueno foram classificadas com Desempenho mediano ou um pouco abaixo da média e Desclassificada.
Durante o ano de 2017 as equipes se organizaram para alcançar os padrões de qualidade e receberam novamente a avaliação do PMAQ, e foram classificadas como MUITO BOM, BOM e REGULAR, conforme a lista de Certificação do 3º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade – PMAQ, divulgada ontem pelo Departamento da Atenção Básica – DAB.
A Coordenadora da Atenção Básica do município Gracielen Milomes, agradece o desempenho de toda a equipe da Estratégia de Saúde da Família que se esforçou durante todo o período, o resultado do empenho pode ser verificado na melhoria das notas.
Dos 47 municípios de Rondônia avaliados, apenas sete municípios receberam nota Muito Bom, e Pimenta Bueno está entre eles, enfatiza o Secretário de Saúde Rafael de Paula.
Com a melhoria da classificação o munícipio que antes recebia o incentivo financeiro mensal de aproximadamente R$ 11 mil reais, agora passará a receber mais de 30 mil reais para que seja aplicado em suas ações de Atenção Básica. “Isso é um motivo de muita alegria e satisfação, pois estamos trabalhando em cima do nosso plano de governo e gerando resultados positivos para nossa população pimentense”. finaliza a Prefeita Juliana Roque.