Faltam oito dias para a campanha de vacinação contra a influenza acabar, mas, apesar do pouco tempo, ainda é baixa a busca pelas doses nos postos de saúde em Pimenta Bueno.
Desde o início da campanha, mais de 2 mil pessoas foram vacinadas, o que corresponde apenas a 30% do público prioritário. O índice está abaixo do esperado, uma vez que a meta é vacinar 90% desse público, ou seja, 6 mil pessoas, a cobertura vacinal é ainda mais baixa entre dois grupos do público eleito como prioritário: gestantes e professores.
As UBS's Pastor Jonas, Madre Tereza e Frei Silvestre estão oferecendo a vacina, visando propor mais comodidade aos pacientes no dia 29/05, estarão atendendo em horário especial no período noturno das 18h às 21h
O secretário municipal de saúde, Rafael de Paula, alerta as pessoas dos grupos para que não deixem de se vacinar. "Aproveitando a oportunidade quero convocar os professores da rede municipal e estadual para receber a dose da vacina, pois temos como meta imunizar mais de 300 profissionais e apenas 158 compareceram para receber a dose, é importante que todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários recebam as doses da vacina, pois é uma maneira eficaz de prevenção".
Casos gripe em nossa região
Em 2018 já foram notificados em Cacoal 14 casos graves de gripe com síndrome respiratória aguda grave, com 1 óbito (16 anos de Rolim) e 01 criança de Vilhena ainda está na UTI no HRC; 60 % dos casos são em crianças menores de 5 anos.