A Prefeitura de Pimenta Bueno, por meio das Secretarias da Saúde e de Educação, através do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou na manhã desta ultima quinta-feira (19), uma ação estratégica para a prevenção e combate à dengue nas escolas municipais José Pinheiro e Maria Gianini Favaleça.
Os alunos foram conscientizados sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito ‘aedes aegypti’ e orientados a manter quintais e calhas limpos, separando e ensacando o lixo de maneira adequada. Para os servidores da saúde e educação envolvidos os mesmos destacaram que, quando se orienta a combater o mosquito, ajuda-se a prevenir a doença.
Além de alunos, professores, servidores e a prefeita municipal Juliana Roque esteve presente, e teve a oportunidade de aprender formas de prevenir a reprodução do mosquito.
"Importante destacar o trabalho das secretarias e dos servidores tendo em vista que essas palestras despertam o espírito de cidadania para o bem comum. Iniciar esse processo com as crianças é fundamental para a disseminação da informação.", comentou a Prefeita Juliana Roque.
Para o secretário de Saúde, Rafael de Paula, as crianças são importantes no processo de combate a dengue. “As crianças podem levar as mensagens adquiridas para suas famílias, além de transmitir a qualquer pessoa”, disse.
PSE
O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.
A articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade.
A junção entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós!