Depois que uma chuva intensa alagou rua e casas, a Prefeitura de Aripuanã declarou situação de emergência e solicitou o suporte da Defesa Civil de Mato Grosso.
A chuva que caiu na terça-feira (9) começou durante a madrugada e continuou durante toda a manhã. A chuva só deu trégua à tarde e as águas que invadiram as ruas baixaram.
Segundo a prefeitura, a cidade tem recebido outras chuvas intensas há meses. Na de terça-feira, a tempestade durou 15 horas interruptas e moradores e comerciantes enfrentaram alagamento.
“Considerando o impacto causado pelas fortes chuvas que assolam este município provocando inundações, erosões, destruição de pontes, bueiros, pavimentação asfáltica, interdição de estradas e alagamentos, com área territorial de 25.107,968 km² e mais de 4.000 km de estradas, o município realizou o registro S2ID- Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, conforme a tipificação do COBRADE “Tempestade local/Convectiva – chuvas intensas”, consta trecho da nota publicada pela prefeitura.
VEJA+ RO – Caminhonete capota às margens da via após colisão com veículo na BR-364
Segundo dados, em 24 horas o acumulado de chuva ultrapassou 240 milímetros.
O Rio Aripuanã transbordou, deixando sem vazão os córregos que deságuam nele.
As residências mais atingidas foram nos bairros Vila Operária e Planalto, a secretaria de Assistência Social está prestando todo auxílio necessário. No entanto, alguns moradores se recusaram a sair das casas mesmo estando alagadas.
O Bairro Vila Operaria possui aproximadamente 300 famílias, foi o mais afetado pelas chuvas, o número exato de desabrigados ainda não foi confirmado.
A assistência Social do Município está trabalhando no levantamento dessas famílias para dar toda assistência necessária.