Aos 66 anos, professora que se dedica ao ofício de ensinar desde os 16, deixa sala de aula com despedida preparada pelos próprios alunos. O reconhecimento à educadora aconteceu na sala do 5º ano U, na manhã desta terça-feira, 22, na escola municipal Tenente Melo, no Distrito de São Lourenço, a 55 km de Vilhena.
A professora que iniciou suas atividades em Bela Vista do Tapiracui, no Paraná, e já lecionou em Vilhena, sendo servidora aposentada pelo Estado de Rondônia, Município de Vilhena, e retomado suas atividades por dois anos através de processo seletivo, que se encerra amanhã, dia 23, foi surpreendida em um momento de emoção preparado pelos pequenos. O evento contou com muito amor, desde a decoração, comidas e bebidas.
Os estudantes solicitaram e contaram com ajuda da equipe da escola, que esteve empenhada para atrasar a pontualidade da professora Áurea Royer para entrar na sala de aula. Garantindo que tudo estivesse pronto, na grande surpresa que além de mostrar o respeito e admiração dos treze alunos que cuidaram em detalhes dos preparativos, os organizadores comoveram a homenageada do dia.
“Emocionante perceber o carinho deles, já tive muitos alunos. Dou aulas desde os 16 anos e cada turma é especial. Eu não queria ser professora. Mas descobri o amor pela profissão”, conta a professora Áurea. Já quando indagada se fará concurso público novamente, ela revela que isso é um ponto de interrogação: “Ainda não me decidi. O que posso garantir é que não gosto do serviço de casa. Mas aqui me realizo, tenho muito orgulho dos meus 50 anos como professora, vale a pena! E, sentirei falta dessa turma”, disse emocionada.
DEPOIMENTOS
Iasmim Vitória, 11 anos, demonstrou carinho e gratidão: “queria que a professora não saísse, foi a melhor que já tive, com ela aprendi muita coisa. Inclusive a minha produção de texto é muito melhor, graças a ela”, revelou a pequena. Quem também somou elogios foi a aluna Lívia Fraga, 10, que disse que levará a professora “pra vida”. Com ela eles dizem aprender, além de conteúdo, principalmente a ter “educação e respeito com o próximo. Vamos sentir muita falta das aulas e da alegria dela”, garantiu a aluna Lívia.
“Dona Áurea é vida, é estrela, luz nesta escola. Avó, mãe e professora muito dedicada. Já estamos sentindo falta dela. Caso pudéssemos, ela não iria sair nunca. Muito competente!”, revelou Eloise Reis, 27, secretária escolar.
“Há mais de vinte anos fui aluno da professora Áurea, no 2º ano. Mas, lembro nitidamente da alegria, paciência e o sorriso dela. Principalmente o sorriso! Recordo como era lindo o jeito dela ensinar, fazia a gente trabalhar em equipe… Contribuiu em tantos aspectos em minha vida, leituras, referências, inclusive a admiração pela grandeza em ser professor. Ela é um legado. Não tenho palavras para agradecer a pessoa sensacional e tudo que ela me ensinou. Uma coisa eu sei: quem estudou com ela não esquece”, afirmou o ex-aluno Mayko Estefano Moreira, 30, servidor público.
Em conversa sobre a professora, Mayko seguiu contando sobre os amigos: médicos, policiais, e tantos outros profissionais que tiveram a oportunidade de ser alunos dela. Amigos com quem ainda mantém contato e, recentemente dividiu a experiência de um reencontro com a veterana educadora. E, fez questão de dizer que saber que dona Áurea ainda leciona não o surpreende. “Não pela idade, mas sim por ela ser assim. Dedicada e amar a profissão. É a identidade dela, é quem ela é!”, completou.
Fonte: Fotos: Gabryel Biavatti
Autor: Leiliane Francisco