Ao fazer uma avaliação atualizada da saúde pública em Rondônia, o deputado estadual Jean Mendonça (PL) disse que o sentimento é de dor ao verificar o colapso no setor. A fala do parlamentar foi proferida durante sessão ordinária nesta terça-feira (1).
Recentemente, Jean Mendonça realizou uma vistoria no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro) e relatou que pacientes superlotam os corredores da unidade. “Médicos e demais servidores estão sobrecarregados. O estresse é visível no rosto deles” expôs, ao destacar que um médico revelou que está muito cansado e desolado com o excesso de serviço.
Além da superlotação, Jean Mendonça acrescentou que muitos doentes são obrigados a enfrentar uma interminável espera em casa por uma cirurgia. Para o orador, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) vem fazendo a sua parte, votando todas as matérias que beneficiam investimento na busca de soluções.
Jean Mendonça disse concordar com o deputado Cirone Deiró (União Brasil) que apontou que os hospitais regionais estão perdendo médicos para outras localidades por causa de melhores condições salariais oferecidas em outros centros. “Nós temos que buscar novas alternativas com o governo. O que não se pode é deixar a Saúde como se encontra, com a população sofrendo com esse caos,” comentou.
O deputado citou ainda que o mundo vive uma época tecnológica avançada, mas que as decisões no campo da saúde estão estagnadas, dando como exemplo a antiga e permanente crise no Hospital João Paulo II, em Porto Velho. “Sei que o governador e seus assessores estão tentando fazer o melhor que podem, mas alguma coisa no trabalho está saindo errada e a população de Rondônia não merece continuar vivendo esse drama,” assinalou.
Fonte: Texto: Antônio Pessoa I Secom Alero Foto: Rafael Oliveira I Secom Alero