Governo de Rondônia e Polícia Federal firmam acordo de cooperação técnica para combater a corrupção

O governo do Estado de Rondônia, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE), e a Polícia Federal firmaram, na sexta-feira (25), em Rondônia, um  Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de ampliar a articulação, a integração e o intercâmbio de informações, por meio do compartilhamento de referências e bancos de dados, visando prevenir e coibir condutas ilegais nas esferas estadual e federal.

As parcerias entre a PF e o Governo de Rondônia tem como objetivo principal a melhoria no atendimento do cidadão e o aprimoramento das ações de combate à corrupção.

O evento de assinatura do ACT foi realizado na sede da Superintendência da Polícia Federal em Porto Velho e contou com a presença do governador do Estado, coronel Marcos Rocha, do controlador Geral do Estado, Francisco Netto e do superintendente Regional da Polícia Federal, Caio Rodrigo Pellim.

Este acordo reforça as ações de combate à corrupção do Governo do Estado, que foi uma das promessas de campanha do governador coronel Marcos Rocha.  “Para combater este crime se faz necessária uma atuação enérgica, especializada, com participação de organismos federais e estaduais”, evidenciou o governador.


O acordo visa, ainda, reforçar as investigações de combate à corrupção realizadas pela PF e os procedimentos administrativos de controle e apuração de responsabilidade conduzidos pela Controladoria Geral do Estado.

Este é o terceiro ACT firmado entre a Polícia Federal e o Governo do Estado de Rondônia nos últimos 12  meses, uma vez que já foram firmadas parcerias para intercâmbio de informações e bancos de dados entre a PF e a Polícia Civil; bem como para a integração dos serviços da PF (emissão de passaporte, registro de estrangeiros, certidão de antecedentes, controle de segurança privada, registro de armas e produtos químicos) no posto do Tudo Aqui do Governo, no Porto Velho Shopping, com previsão de instalação dos serviços federais ainda em 2019.

Fonte Secom RO