Homem morre após contrair infecção pela lambida de seu cachorro

Seu cachorro lambe você até dizer chega? Não tem problema algum, mas o caso recente de um homem de 63 anos não identificado chama atenção para os riscos que uma inocente lambida pode oferecer à nossa saúde.

O sujeito ficou doente e morreu após contrair uma infecção rara pela saliva do seu cachorro. Segundo o jornal britânico Daily Mail, o homem passou mais de duas semanas no hospital, com pneumonia, gangrena e febre alta. A causa do problema é a bactéria Capnocytophaga canimorsus, que pode ser transmitida tanto pela lambida quanto pela mordida do animal.

Casos como esse são raros: afetam uma a cada 1,5 milhão de pessoas, de acordo com um estudo da Universidade Harvard. Não à toa, o episódio chamou atenção de cientistas alemães, que decidiram estudar o caso. Os resultados foram publicados no periódico científico European Journal of Case Reports in Internal Medicine.


Segundo os especialistas, somente pessoas com sistema imunológico muito debilitado são propensas a contrair a infecção. Mas esse não parecia ser o caso do homem. Ele sequer apresentava uma ferida, que seria uma porta de entrada óbvia para a bactéria.

Ainda assim, o caso evoluiu de forma assustadora. No início, ele tinha sintomas de gripe. Depois, começou a apresentar coceira no rosto e hematomas nas pernas. Aos poucos, diversos órgãos começaram a necrosar, inclusive a pele. Ele teve um ataque cardíaco e seu cérebro também deixou de funcionar. A morte aconteceu 16 dias após dar entrada no hospital.

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/