Interior de Rondônia: Idoso de 68 anos em situação de vulnerabilidade é resgatado

Dentro de uma casa improvisada e de estrutura precária, sem alimentação e nem condições básicas de higiene. Foi assim que um senhor de 68 anos foi encontrado, sem documentação, pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na Zona Rural de Ji-Paraná (RO). O resgate ocorreu nesta sexta-feira (17), após moradores da região denunciarem a situação à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Após ter passado avaliação com psicólogo, foi constatado que o idoso tinha lucidez comprometida e estava se automedicando com remédios de uso veterinário. Uma investigação detalhada mostrou ainda que o senhor não mantinha contato com a família.

“Investigamos e soubemos que ele não tem filhos e nunca foi casado. Depois que os pais faleceram, ele não teve mais contato com os irmãos e vive sozinho numa situação de desnutrição. O idoso estava fraco e com a lucidez afetada. Inclusive, verificamos que ele estava tomando remédio de maneira errada, ingerindo medicamento usado em animais, por não ter condição de administrar o uso correto da medicação”, explicou o psicólogo.


Também foram encontrados cachorros e gatos na residência, que também estavam em estado de desnutrição. Todos eles foram recolhidos pela ONG Amparo Animal.

Após passar por acompanhamento médico, o idoso foi levado ao Lar do Idoso Aurélio Bernadi, onde terá acompanhamento diário e poderá viver em um local com condições de alimentação e alojamento.

Fonte G1 RO