Crise econômica derruba venda de camisinhas na Argentina

BUENOS AIRES – A economia argentina sofreu retração de 0,3% no segundo trimestre, informou o órgão oficial de estatísticas do país nesta quinta-feira. E o desemprego no país subiu para 10,6%.

O país, que em agosto anunciou uma moratória parcial em títulos de sua dívida e passou a adotar alguns mecanismos de controle de câmbio , para evitar uma fuga de capitais , deve ter retração de 2,7% este ano, segundo previsões da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), também divulgadas nesta quinta-feira.

A OCDE prevê que também em 2020 o PIB (o Produto Interno Bruto, soma de bens e serviços produzidos ao longo de um ano) do país deve amargar queda, de 1,8%.

A crise financeira derrubou a atividade econômica e reduziu a renda dos argentinos. Na quarta-feira, o Senado do país aprovou uma lei de emergência alimentar , que aumenta em 50% a ajuda a restaurantes populares até 2022.


Mas os argentinos terão que lidar com uma nova pressão no orçamento. O governo decidiu acabar com o congelamento nos preços de combustíveis e autorizou um reajuste de 4% no gás e na gasolina a partir desta quinta-feira.

Após sua derrota nas prévias das eleições presidenciais da Argentina, o presidente Mauricio Macri anunciou o congelamento de preços da gasolina por 90 dias , numa tentativa de manter sua popularidade. Analistas acreditam que Macri deve perder a corrida presidencial para o peronista Alberto Fernandez nas eleições de 27 de outubro.

Depois da forte alta do preço do petróleo no mercado internacional esta semana, devido aos ataques de drones às instalações da Arábia Saudita, não foi possível manter o congelamento da gasolina, explicou o ministro da Economia, Hernán Lacunza.

Fonte O globo



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *