O currículo é um aliado em uma entrevista de emprego, assim como uma boa apresentação. Mas embora seja algo de conhecimento de muitos, alguns candidatos acabam errando ao formular o currículo ou se apresentar em uma entrevista de emprego, é o que explica a coordenadora do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Rondônia, Thaysa Cervo. Segundo ela, diariamente o Sine estadual recebe inúmeras pessoas que buscam um emprego, e o órgão faz essa aproximação do trabalhador com a empresa.
“Nós damos todo o suporte para que o trabalhador conquiste a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. Mas é preciso ficar atento na hora de formular o currículo, e se apresentar na empresa. São itens que contam muita na hora da seleção de candidatos”, alertou a coordenadora.
Augusto Ruiz está desempregado desde abril deste ano, e graças as orientações do Sine estadual já conseguiu o encaminhamento para uma vaga de emprego. Ele avalia o atendimento como um dos melhores.
“Hoje eu procurei o Sine e alguns minutos depois já encontraram uma oportunidade pra mim. Agora já estou com o encaminhamento para a entrevista. Só tenho a agradecer pela atenção e orientações que eles nos dão”, afirmou o jovem.
Apresentação: quanto menos, melhor
Para ajudar ainda mais o trabalhador, o Sine estadual, órgão ligado à Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), presta orientações para uma boa apresentação dos candidatos. Entre as dicas, a aparência conta bastante. Uma roupa formal e confortável, com cores neutras, poucos acessórios que chamem a atenção, um penteado mais casual, maquiagem leve, no caso das mulheres, são algumas das dicas na hora de se apresentar à empresa.
“A vestimenta correta é um ponto forte na apresentação. Roupas de festas, baladas, academia e muito apertadas, são inadequadas e devem ser evitadas caso o objetivo seja garantir uma vaga”, ressaltou Thaysa.
Simples e objetivo: o currículo ideal
A coordenadora explica que na internet é possível encontrar uma infinidade de modelos de currículo e que nem todos são ideias para levar na entrevista. Quanto mais simples e objetivo, melhor, garante ela. “Um bom currículo deve ser direto, objetivo, sem erros de português e apresentar uma boa estrutura, quanto mais informações mais cansativo se torna para quem vai ler”, enfatizou.
Para entender melhor vamos aos itens!
Objetivo
Essa parte vem logo após o candidato colocar os dados pessoais e (atuais) para que a empresa consiga entrar em contato. O objetivo deve ser escrito em poucas linhas falando sobre a vaga que está se candidatando ou área que pretende atuar.
Qualificações
O candidato deve informar sobre a formação profissional, se fez cursos e quais tipos entre outros dados, em poucas palavras.
Experiência
A coordenadora orienta colocar apenas de três a cinco experiências profissionais. “Para enriquecer o currículo e interessante colocar se participou de ações sociais, voluntárias, projetos, entre outras atividades”, frisou.
Outra dica interessante é acrescentar ao currículo habilidades diferentes que sabe fazer, como boa comunicação, habilidade em vendas, artesanato, idiomas, entre outras.
“Essas são algumas das dicas básicas para a formulação de um bom currículo. Se o candidato conseguir seguir essas orientações, certamente terá uma ótima ferramenta na hora de se apresentar na entrevista”, garantiu a coordenadora.
E para finalizar, não basta ter só boa aparência. Demonstre educação ao entrar e sair da empresa. Se prepare antes para transmitir segurança na hora da entrevista.
É bom pesquisar sobre a empresa, conhecer o local em que pretende trabalhar é primordial. Evite falar sobre valores, cargos e coisas que não gostaria de fazer na empresa, apenas se for questionado sobre o assunto. Use frases curtas e diretas, uma boa entrevista não precisa ser longa. Fale positivamente das habilidades que possui, mas sem exageros, focando sempre em transmitir uma boa imagem.
Fonte Secom RO