Com o objetivo de estreitar os laços comerciais e culturais entre Rondônia e Argentina, o governo de Rondônia, recebeu nesta quarta-feira (30) a visita do conselheiro agrícola Javier Dufourquet e do Secretário Joaquín Coniglio, representantes da Embaixada da Argentina no Brasil. A visita foi uma oportunidade para discutir novas possibilidades de cooperação, especialmente nas áreas de maquinário agrícola e produtos alimentares, segmentos nos quais a Argentina tem forte interesse em expandir sua presença no estado.
A reunião reforça um relacionamento entre Rondônia e Argentina, atualmente um dos principais parceiros comerciais do estado. Em 2024, as exportações de Rondônia para a Argentina, com destaque para soja, carne, frutas secas, leite, madeira e café que juntas somaram mais de cinco milhões de dólares. O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que a Argentina é o maior parceiro econômico na América do Sul, tanto para o Brasil quanto para Rondônia, e as agendas em Porto Velho foram estabelecidas para conectá-los com os variados potenciais econômicos que o Estado tem, como o comércio exterior, cultura, agropecuária e serviços.
Durante o encontro, os representantes argentinos expressaram o interesse de promover e ampliar as trocas comerciais e explorar novas oportunidades, alinhadas ao recente crescimento das relações bilaterais, como a participação da embaixada no Rondônia Day Brasília e o sucesso do Rondônia Day Córdoba, uma das maiores províncias da Argentina e que possui diversas similaridades com Rondônia.
Segundo a coordenadora da Invest Rondônia Kivia Vilarim, a visita é significativa para o posicionamento internacional do estado de Rondônia enquanto destino para investimentos, que é uma das frentes de trabalho do governo de Rondônia. A nossa intenção é expandir as parcerias com o mercado argentino, apresentando o melhor que Rondônia tem a oferecer”.
A comitiva também demonstrou interesse na participação da Argentina na Rondônia Rural Show 2025, um dos maiores eventos agropecuários da região Norte, o que potencializaria ainda mais a visibilidade dos produtos e serviços argentinos no mercado rondoniense. Com a visita da comitiva argentina, Rondônia reforça seu papel como um polo estratégico para negócios internacionais, explorando oportunidades que vão além das fronteiras nacionais.
Fonte: SECOM RO