Resultados preliminares de um estudo realizado nos Estados Unidos sugerem que beber pouca água pode aumentar, a longo prazo, o risco de uma pessoa desenvolver hipertrofia ventricular esquerda e insuficiência cardíaca.
O que diz a pesquisa beber pouca água?
A pesquisa, publicada recentemente no European Heart Journal, foi coordenada pelo Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue e analisou dados de mais de 11 mil adultos com idade entre 45 e 66 anos que não tinham problemas prévios como diabetes, obesidade ou insuficiência cardíaca, e que estavam dentro do considerado normal para hidratação.
LEIA TAMBÉM
Rondônia: Capotamento deixa duas vítimas fatal na BR 364
Interior de RO – Médico é socorrido pelo Corpo de Bombeiros de após acidente impressionante
Inacreditável: banda coloca cadáver de cantor de pé no palco durante festa luxuosa; veja vídeo
BR-364: Vídeo mostra trágico acidente que matou médico
As informações foram coletadas entre 1987 e 1989 para outro estudo sobre aterosclerose, no qual os pacientes compartilharam informações de consultas médicas durante um período de 25 anos.
Entenda melhor a relação com a saúde cardíaca
Para entender a relação entre saúde cardíaca e hidratação, os pesquisadores do estudo atual observaram os níveis de sódio sérico – substância que aumenta à medida que os níveis de fluidos do corpo diminuem – dos pacientes.
Eles consideraram normal uma quantidade de 135 a 146 miliequivalentes por litro (mEq/L), e concluíram que o marcador é fundamental para apontar uma propensão a doenças cardíacas.
Fonte: Conexão Rondônia