Entre os dias 20 a 23 de dezembro, acontece no município de Rolim de Moura, a 8ª edição do projeto “Enxergar”, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com o objetivo de reduzir as filas de espera por atendimentos, em todo o Estado de Rondônia. A meta é realiza 800 cirurgias de catarata e 500 de pterígio (carne crescida nos olhos), totalizando 1.300 operações oftalmológicas.
LEIA MAIS
Um dos maiores empresários de Vilhena é assassinado a tiros
Rondônia: Morre jovem que estava internada vítima de acidente entre jet-skis
Em Cidade de RO – Jovem desaparecido é encontrado morto dentro de residência
Interior de RO – Mãe e filho são encontrados mortos; autor do crime não foi localizado
Desenvolvido pelo Governo de Rondônia, o projeto atende pacientes de Rolim de Moura, mas contempla os municípios de Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Castanheiras, Novo Horizonte do Oeste, Nova Brasilândia d’ Oeste; Santa Luzia d’ Oeste; Parecis; Vale do Guaporé e São Miguel do Guaporé.
Para realizar o procedimento, é necessário que o paciente procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência, onde vai receber o encaminhamento e então entrará na fila de regulação para realizar a consulta e exame oftalmológico. O paciente que já está na fila, será necessário atualização da folha cadastral. A equipe entrará em contato para marcar a cirurgia, caso seja preciso.
Além das cirurgias, serão realizadas 1.800 consultas oftalmológicas para avaliar a saúde dos olhos e identificar possíveis problemas. O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, destaca que a ação já permitiu que fossem realizados procedimentos em vários municípios do Estado. “Isso é o Governo de Rondônia levando saúde para nossa gente. E especialmente, interiorizando. Levando aos municípios as cirurgias, para que não haja necessidade dos pacientes se deslocarem”.
fonte secom ro