Amazonas – Uma estranha gripe está acometendo moradores da cidade de Manaus e tem se alastrado rapidamente. Na última terça-feira (7/12), a população em peso confirmou ter pegado uma estranha “virose” e muitos relatam que as emergências das unidades de saúde estão lotadas de pacientes nessa situação.
“Onde trabalho e na família tem uma turma, todos gripados”, comentou uma internauta. “Aqui em casa todo mundo gripou, pessoas da minha família, conhecidos e amigos. Estou com um pouco de medo, mas continuou com todos os cuidados”, disse também outra seguidora.
Outra internauta também disse que adoeceu junto com o marido. “Eu e meu esposo estamos ruins da gripe. Meu esposo com febre, nariz entupido, e eu também”, relatou. “Estou cinco dias arriada, comecei com bastante dor no corpo, depois garganta inflamada e agora com dor no peito e tosse! Horrível isso”, disse outra internauta.
Véspera de feriado no hospital
Segundo relato do Dr. Matheus Fugita, clínico ambulatorial em um hospital particular de Manaus, ele observou um grande aumento de casos de pessoas reclamando da virose na emergência. Segundo o médico, o número de pacientes com sintomas de uma estranha gripe tem se acentuado desde o final de outubro e a cada nova semana, só aumenta.
“A cada segunda-feira, o número de pessoas que tem vindo até a emergência reclamando de tosse seca e febre só aumenta”.
Ômicron chegou ?
Questionado sobre a possibilidade da chegada da variante Ômicron em Manaus, o médico não descarta:
“Estamos vigilantes e encaminhando todos os casos suspeito de Covid -19 ao exame laboratorial PCR”.
Os cuidados segundo o Dr. Fugita se devem aos recentes eventos sediados na capital amazonense.
“Estamos atentos, uma vez que Manaus foi palco de alguns jogos importantes de futebol e também o show de um grande artista nacional, trazendo pessoas de outras regiões e até países à cidade”.
LEIA MAIS
RO – Motociclista morre após ser atingido por carro na BR-364
Rondônia: Pastora vai chamar filho de 17 anos para ir à igreja e o encontra morto
Fugita também ressalta que o resultado dos exames demoram até 3 dias para estarem prontos e são compilados para disponibilização dos agentes públicos de saúde.
“Os exames demoram até 3 dias. Após realizados, caso sejam positivos, passam por um outra triagem onde serão catalogados e sequenciais para saber se fazem parte na nova cepa”.
Para o médico, a confirmação de um primeiro caso de uma variante não mostraria o número real de pessoas realmente contaminadas.
“Se há dois casos confirmados, normalmente há um universo amostral de 2000 pessoas contaminadas. Por isso é importante mantermos as medidas de prevenção e a vacinação em dia”, exemplificou.
Medidas de prevenção
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) determina como medidas de prevenção e controle contra as doenças respiratórias, por exemplo, a lavagem frequente das mãos com água e sabão, o uso de álcool gel a 70%, evitar contato com pessoas gripadas e lugares aglomerados, etiqueta da tosse (evitando-se tossir diretamente nas mãos, mas sim na curva interna do braço), uso de lenços descartáveis, uso de máscaras, repouso adequado, boa hidratação e alimentação equilibrada.
FONTE PORTALCM7