Veja cinco remédios naturais que ajudam a tratar enxaqueca

Existem formas naturais de aliviar a enxaqueca. Elas são obtidas a partir de plantas com propriedades analgésicas e/ou calmantes, usadas como chás ou compressas.

O bom dessas soluções é que elas não possuem efeitos colaterais ou contraindicações. Entretanto, para que funcionem, devem ser administradas assim que os sintomas aparecerem.

Se as crises de enxaqueca forem recorrentes é importante procurar um médico. Veja 5 opções de remédios naturais que você pode fazer em casa:

1. Suplemento natural de girassol
O composto é rico em magnésio, que ajuda a combater os sintomas de enxaqueca.

Ingredientes
60 g de sementes de girassol,
1/2 litro de água.

Modo de preparo: coloque as sementes de girassol em um tabuleiro e leve ao forno até que fiquem ligeiramente douradas e secas. A seguir, ferva a água e acrescente as sementes deixando descansar por 20 minutos. Deixe esfriar, coe e beba. Tome 3 vezes por dia enquanto os sintomas persistirem.

2. Compressa de alfazema
Pode ser consumido em forma de chá ou usado em compressas sobre a testa.

Ingredientes
10 g de folhas de alfazema;
1/2 litro de água.

Modo de preparo: Coloque as folhas de alfazema na água e deixe ferver. Em seguida, deixe repousar por 10 minutos, coe e beba ainda morno. Tome 3 xícaras do chá por dia enquanto os sintomas persistirem.

Para fazer as compressas, pegue uma gaze ou toalha limpa, faça de 4 a 6 dobras e molhe-as no chá. Aplique na testa enquanto ainda estiver quente durante 30 minutos. Sempre que a gaze perder o calor, coloque de novo na solução e aplique novamente.


3. Chá de dong quai
Uma boa solução caseira para enxaqueca é o dong quai (também conhecida como angélica chinesa). Esta planta medicinal também é usada para regularizar o ciclo menstrual e amenizar os sintomas da menopausa.

Ingredientes
15 g de raiz de dong quai;
1 xícara e meia de água.

Modo de preparo: Colocar a raiz na água fervida e, em seguida, deixar repousar em um recipiente com tampa durante 30 minutos. Depois coar e beber cerca de 2 a 3 xícaras deste chá por dia.​

4. Chá de ulmária
A ulmária é uma planta medicinal com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

Ingredientes
2 colheres (de sopa) de ulmária;
2 xícaras de água.

Modo de preparo: Colocar a ulmária na água e deixar ferver. Depois de fervida, esperar esfriar, coar e beber de 2 a 3 xícaras do chá por dia.

5. Chá de camomila com laranja
As propriedades da planta amenizam o sintoma e acalmam.

Ingredientes
2 copos de água;
2 laranjas picadas, inclusive com as cascas;
1 punhado de camomila seca;
6 folhas de louro;
1 limão.

Modo de preparo: Ferva a água e, depois, acrescente as laranjas com as cascas, a camomila e as folhas de louro. Ferva por mais 2 minutos e, então, acrescente o suco de 1 limão. Coe e beba ainda morno. (Com informações do portal Tua Saúde)