
Hildon e Cirone propõem industrializaçãopara agregar valor a produtos do agro
Pré-candidatos ao Governo do Estado, Hildon Chaves e Cirone Deiró participaram de programas de rádio, TV e podcasts no último fim de semana, durante passagem pelos municípios do Cone Sul
O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato a vice, deputado estadual Cirone Deiró, falaram no último fim de semana sobre a necessidade de industrializar a produção agropecuária do Estado. “Já passou da hora de agregarmos valor ao que é produzido no campo pelos rondonienses”, declarou Hildon. “Rondônia tem uma vocação natural para o agro, mas é preciso incorporar novas tecnologias que gerem ganhos, especialmente aos pequenos e médios produtores”, emendou Cirone.
Os pré-candidatos abordaram o tema em entrevistas a diversos programas de rádio, TV e podcasts dos principais comunicadores do Cone Sul. Hildon Chaves destacou o grande potencial do mercado consumidor interno. “Hoje fornecemos somente 25% da carne de frango e apenas 5% da carne suína consumida pela população rondoniense”, comparou. “Não é aceitável que Rondônia ainda tenha que trazer grande parte dessa proteína animal industrializada por frigoríficos de Santa Catarina, quando temos aqui mesmo, dentro do nosso Estado, todas as condições de suprir essa demanda interna”, explicou.
“Tem candidato dizendo que vai colocar fábrica de carro, de avião, de foguete, quando o que Rondônia precisa é estimular o que já é produzido, apoiar nossos produtores rurais, dar condições para criarmos um parque industrial que realmente atenda o nosso setor produtivo”, disse Hildon. “Vamos parar com os “achismos”, existem consultorias disponíveis no mercado capazes de realizar todos os diagnósticos necessários”, afirmou.
ÓLEO DE SOJA
Hildon exerce há alguns anos a atividade pecuária. Ele afirma que o beneficiamento de produtos em sua propriedade rural gera não apenas economia, mas bons ganhos financeiros ao produtor. “Hoje nós podemos industrializar uma parte dos grãos que produzimos”, disse. “Um exemplo é a ração do nosso gado, que é composta por 20% de soja. A partir de um processo de extrusão, extraímos o óleo que faz mal ao gado, e apenas o óleo da soja gera lucro suficiente para pagar a ração e ainda sobra dinheiro, dá um lucro em torno de 20% na minha fazenda”.
Segundo o pré-candidato, “a nossa pecuária leiteira é um quarto do que já foi, do tempo em que o programa “Balde Cheio” provia silagem ao gado, em que o governo do Ivo Cassol provia as horas-máquina ao produtor”, recordou. “O governo tem que estar sempre presente, principalmente quando se trata da agricultura familiar, da produção leiteira, do café e do cacau”, explicou.
CAFÉ ENCAPSULADO
“Quando fui prefeito da capital, distribuímos 2,5 milhões de mudas de café clonal para 200 mil famílias do distrito de Santa Rita. Hoje, três anos depois, esse mesmo café já está sendo exportado para a Europa, produzindo 60 sacas por hectare sem irrigação, e quando irrigarmos essa produtividade irá duplicar, com tecnologia e vontade política, vamos revolucionar Rondônia, exatamente como fizemos em Porto Velho”.
O deputado Cirone, por sua vez, citou um dos muitos exemplos do que vem sendo feito com sucesso pelos próprios produtores de café. Cirone destacou o “case” da indústria de café Trevisani, de Ariquemes, que passou a encapsular seu produto, um café premiado nacionalmente, multiplicando o valor da saca produzida. “O preço do quilo do café em cápsula no Brasil pode oscilar entre dez e trinta vezes o valor do café em grão, justificado pela tecnologia da embalagem e pelo processo industrial, gerando um ganho considerável ao produtor”, disse. “O desafio é popularizar essas iniciativas que são de grande valor, mas que estão ainda restritas a casos isolados”, assinalou.
ASSESSORIA




Confusão termina com invasão de residência e disparo de arma de fogo em São Felipe
Uma ocorrência envolvendo invasão de domicílio, agressões e disparo de arma de fogo mobilizou a Polícia Militar em…

Homem é preso pela PM por descumprimento de medida protetiva em Pimenta Bueno
Um homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Pimenta Bueno após descumprir uma medida protetiva de…

Mulher denuncia homem por ato obsceno em frente à residência no bairro Jardim Clodoaldo
Uma moradora do bairro Jardim Clodoaldo acionou a Polícia Militar após presenciar uma situação considerada constrangedora e criminosa…

Vídeo – Polícia Militar apreende mais de 328 quilos de drogas e prende suspeito em Cacoal
Uma grande operação da Polícia Militar resultou na apreensão de mais de 328 quilos de entorpecentes e na…

Motociclista de 39 anos morre após colidir contra poste em grave acidente em Cacoal
Um grave acidente de trânsito registrado na noite deste sábado (20) terminou de forma trágica em Cacoal. O…

Hildon Chaves destaca “coragem e resiliência”dos comunicadores em noite de homenagens
Ex-prefeito da capital e pré-candidato ao Governo do Estado foi um dos homenageados pela FENACOM, em Vilhena, durante…
Publicações Legais

TERMO DE ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DO PREGÃO ELETRÔNICO/SRP Nº 53/2026
O MUNICÍPIO DE PIMENTA BUENO – RO, pessoa jurídica de direito público interno, inscrito no CNPJ sob o…
































